
PADEL, o esporte de raquete que vem conquistando o Brasil
Sabe aquelas coisas que viciam? Se sim, você já sabe do que estamos dizendo, se não, basta entrar em quadra duas vezes, que você logo saberá o quão viciante é o Padel.
A ORIGEM DO ESPORTE
Relatos nos dizem que veio adaptado do tênis, pois era praticado dentro dos barcos ingleses, por volta do ano de 1890, utilizando as paredes para manter a bola em jogo. Em terra firme, a partida era praticada em uma quadra menor e protegidas por telas e em duplas.
Coube ao mexicano Enrique Corcuera, no fim da década de 1960, construir a primeira quadra de padel no mundo e, além disso, estabelecer as regras que regem o esporte mundialmente nos dias atuais. Seu amigo, o então príncipe espanhol Alfonso de Hohenlohe, conheceu, gostou e levou o novo esporte para a Espanha, por volta de 1974. Atualmente, é um dos esportes mais praticado no país, com mais de cinco milhões de adeptos.

O Padel foi trazido para os Hermanos em 1975, pelo argentino Júlio Menditengui, que conheceu na Espanha. A Argentina chegou a ter quatro milhões de praticantes nos clubes, em quadras cobertas e descobertas.
No Brasil, em função da proximidade, o padel é muito forte na região Sul, mas existem quadras espalhadas por outras regiões, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Mato Grosso.
Academia Viva Padel – Curitiba – PR Quadra 1 – Academia Viva Padel
SOBRE O JOGO
Praticado em duplas, numa quadra de 20m x 10m com a rede no centro e paredes (de vidro ou alvenaria) no fundo e nas laterais com grades, o jogo é muito dinâmico, pois a bola fica mais tempo em quadra, fazendo com que os atletas estejam sempre alertas e em contínuo movimento. Um dos fundamentos é o saque, que deve ser executado na altura da cintura para fazer a bola quicar uma única vez na quadra do adversário, as marcações são as mesmas do tênis, ou seja, 15-30-40 e game, uma partida geralmente é disputada em 2 sets até 6 games, podendo variar em alguns torneios. A raquete, na sua grande maioria, é feita de fibra de carbono e a bola é bem parecida com a utilizada nas partidas de tênis. Compre aqui seus equipamentos.
O Padel é um esporte democrático e familiar, pois pode ser disputado entre duplas mistas, jogadores jovens e experientes, pais e filhos (o que é muito comum). O esporte prioriza a confiança, a concentração, resulta em sorrisos, decepções, acertos, erros, vitórias e derrotas. Não é todo mundo que consegue ensinar e tão pouco aqueles que conseguem chegar a elite.
O cenário profissional no Brasil tem mudado, com investimentos em novas academias, representantes de marcas internacionais, clínicas e atletas reconhecidos mundialmente, mas existe ainda muito espaço.
O calendário brasileiro de padel tem como principais competições, profissionais e amadoras, o APB (temporada anual da Associação dos Padelistas Brasileiros), Campeonato Brasileiro, Paranaense, Catarinense, Gaúcho e Paulista, além dos torneios internos e etapas satélites.

5 Comentários
Rodolfo Bochnia
Show. Muito bom ver ações que estão alavancando o esporte.
Parabéns Viva Padel.
Rodolfo Bochnia
Gunther Anton Lamers
Excelentes reportagens. História e palas. Parabéns a vocês que estão constantemente trazendo novidades e conhecimento a este esporte que cresce dia a dia.
Esporte viciante e divertido.
Parabéns.
Grande abraço.
Edir campos
Estou construindo uma quadra de Padel bem profissional, umA das mais moderna do Brasil.
Rodolfo Bochnia
Bora Edir, estamos contando os dias para a inauguração.
Grande abraço.
Rodolfo Bochnia
Mariza Sanchez
Muito bom ver o Padel ganhando seu lugar nas mídias.
Aqui em Uruguaiana-RS contamos com 13 quadras e cerca de 1200 praticantes.