DRIVE,  REVES

Você é jogador de esquerda ou direita?

Logo que você começa a jogar padel, com ou sem auxílio de um professor, você pouco notará as diferenças básicas entre jogar no lado direito (drive) ou esquerdo (revés), pois no início, estará apenas se adaptando com os golpes, posicionamentos, técnicas do jogo e principalmente, desfrutando de toda a magia do esporte.

Porém, aos poucos, com jogos e mais treinos, você vai percebendo que sim, existem diferenças entre os lados. Em linhas gerais, uma das mais simples, é que o atleta da esquerda é mais agressivo por característica, se movimenta mais em quadra e define os pontos com golpes de potência, enquanto o Atleta da direita é mais conservador, regular e equilibrado.

Vamos detalhar um pouco mais:

DRIVE

Jogador regular e equilibrado, que faz um jogo com o objetivo de diminuir os erros não forçados e que irá preparar o ponto para a sua dupla. É o jogador que precisa concentrar os máximos esforços para passar a bola dificultando a devolução da dupla adversária, isso fará com que muitas vezes flutuem a bola, o que facilitará o arremate do seu parceiro.

Esse jogador deve dominar os golpes fundamentais para a posição, que são bandeja e o voleio, principalmente o de revés, quando estiver na rede. Quando atrás, na defesa, dominará o lob, empurrando a dupla contrária para o fundo de quadra.

O drive deve ter ciência que seu parceiro depende muito da sua calma e constância nas trocas de bola, pois ele estará alerta e esperando o momento correto para tentar finalizar o ponto.

No Brasil, o atleta de destaque nessa posição, é o Nº 1 no ranking, Júlio Julianoti.

Júlio Julianoti

Dica: Para essa posição, utilizar raquetes redondas, com balance baixo, como a pala do Julio, a Compass JJ, terá muito controle e conforto nas quadras. Compre sua raquete na Loja Online da Viva Padel.

REVES

Jogador agressivo, ágil, que tem por característica a finalização dos pontos. Condicionamento físico é outro item fundamental para o atleta na posição, visto que terá uma responsabilidade maior de cobrir e fechar o meio da quadra, pois estará como braço dominante para o lado de dentro. A capacidade de ditar o ritmo do jogo é essencial para a função, para isso, terá que ter domínio dos golpes como bandeja, voleio e smash, esse último, o mais exigido, pois terá muitas oportunidades de executá-lo durante cada partida.

Esse jogador precisa ter sempre em mente que deverá forçar mais o jogo, com golpes rápidos, variados e potentes, sem que aumente os erros não forçados, deve ter equilíbrio e visão do jogo, para conseguir aplicar os golpes no momento certo, sem se precipitar e com isso, gerar muitos contra golpes da dupla adversária.

No Brasil, o atleta de destaque nessa posição, é o Nº 1 no ranking, Stefano Flores.

Stefano Flores – Créditos: @padelrg

Dica: Para essa posição, utilizar raquetes diamante ou gota, com balance alto ou médio, como a pala do Stefano, a Compass Target+, certamente terá muita potência nas quadras. Compre sua raquete na Loja Online da Viva Padel.

Então, se você se identifica e tem as características acima, com dedicação e treino, será um baita direita ou esquerda.

3 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *