PERFORMANCE,  TREINO

Melhorando a Performance em Quadra

Com o tempo percebemos a evolução de alguns amigos no padel, tornando-se mais competitivos, enquanto outros, permanecem no mesmo nível, como escutamos por aí, “não evoluem”. Isso é comum, bem comum… sendo muitas vezes motivos para cancelamentos daquelas turmas mensais, pois os jogos não crescem e acabam tornando-se tediosos. Claro que aqui, estamos respeitando aquelas turmas antigas, de velhos amigos, que na quadra apreciam aquele belo momento de relaxamento e para eles, pouco importa ganhar ou perder, o objetivo acima de tudo, é diversão e confraternização.

Então, para aqueles atletas que sentem que podem mais, que curtem viagens, competições e ranking, vejam se faz sentido os pontos abaixo:

I – Treino, treino e mais treino

Treinamento de Padel

Seja ele técnico, tático, físico e até mesmo psicológico, é fundamental que o atleta de performance invista recursos para conseguir atender esses tipos de treinos, isso trará evoluções significativas no seu jogo.

Vale também gastar um certo tempo no Youtube, pois existem tutoriais que explicam os fundamentos básicos até os mais avançados. Assistir os próprios jogos é importante para a reflexão, pois muitas vezes achamos que estamos executando um movimento “perfeito”, porém, ao assistir perceberá que não é tão perfeito assim, então, poderá reunir mais informações e levar para discutir com o treinador.

Outro ponto fundamental é mesclar o lado que joga, por exemplo, um jogador de drive precisa ter um pouco da visão de como é jogar de revés, assim como, o jogador de revés, precisa ter a visão do drive. Por esse motivo, combinar com o treinador para fazer esse exercício, será muito bom.

Dica: se ainda não teve a oportunidade de ver, consulte nosso post “Você é jogador de esquerda ou direita?” para saber as diferenças básicas entre essas duas posições.

II – Aplicar os fundamentos dos treinos nos jogos

Sanyo Gutierrez e Franco Stupaczuk – WPT – 2020

Recente, conversando com o professor ele comentou: “para subir de categoria, tem que desconstruir um movimento que hoje é natural, para reconstruí-lo com o objetivo de eliminar vícios ou corrigir o que não está perfeito”, isso porque o golpe que na categoria atual é eficaz, na categoria acima não será, pois os atletas já estarão acostumados com a velocidade e potência, por exemplo.

Aplicar os ensinamentos e técnicas dos treinos nos jogos é fundamental, precisa utilizar o momento para sentir a diferença e superar os adversários com os movimentos corretos, seja em um smash ou voleio, até mesmo no saque, recebendo a bola com qualidade, colocando em jogo, sem querer de maneira precipitada, “matar o ponto” com esse fundamento.

Em se tratando de posicionamento em quadra, evitar a zona intermediária, comumente apelidada de “mata burro”, pois geralmente o atleta estará vulnerável. Caso ocorra de ser pego nessa zona, pensar rápido, aplicar golpes lentos, principalmente daqueles que fazem com o que os adversários se desloquem para o fundo da quadra, com isso, terá tempo para se recompor e ficar melhor posicionado.

III – Não ficar acomodado

Ale Galan – WPT – 2020

Estar sempre em busca de uma melhora em quadra é fundamental para a conquista dos objetivos, assim, o ponto 1 fará todo o sentido e deve ser repetido.

O parceiro também precisa estar focado, com o mesmo objetivo, assim, ambos terão crescimento individual e como dupla, chegando longe nos torneios e subindo de categoria para buscar desafios ainda mais “pesados”.

Cuidar da alimentação é importante para evitar o desgaste físico nas quadras, pois quanto mais jogos, maior será o desgaste, e caso não esteja com o corpo 100% alinhado com o desejo de ser um atleta competitivo, fadigas, câimbras e lesões irão ser recorrentes.

Em resumo, melhorar a performance para subir de categoria e tornar-se um atleta competitivo leva tempo, dedicação e muita força de vontade. Então, borá lá, tenha bons treinos e bons jogos! E lembre-se, todo o equipamento para lhe acompanhar nessa caminhada você encontra na Viva Padel Loja de Artigos Esportivos.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *