PALA,  RAQUETE

Para que servem os furos nas Raquetes de Padel?

Muitos atletas e clientes, principalmente os que estão iniciando na modalidade, nos perguntam qual é a real necessidade dos furos que são aplicados na cara das raquetes.

Então, para melhorarmos o nosso entendimento nos produtos que oferecemos em nossa loja, mergulhamos no assunto para trazer a vocês um pouco mais de conteúdo e conhecimento.

Em linhas gerais, de acordo com Francisco Huera-Huarte, estudioso do laboratório de Iteração fluído/estrutura do departamento de Engenharia Mecânica da URV (http://www.etseq.urv.es/life/), eles servem para melhorar a aerodinâmica da raquete, fazendo com que os movimentos fiquem rápidos e mais fáceis de serem executados pelo atleta e também, auxilia no peso, mas, “a diferença de ter ou não, é pouco notável pelo atleta” segundo ele.

Francisco Huera Huarte

Ainda, uma pala sem os furos pode ter maior durabilidade, controle e potência, em função de ter muito mais área de impacto com a bola, porém, seriam um pouco mais pesadas.

Pala Sem Furos

A marca espanhola Drop Shot, com base no estudo de Francisco, inseriu no mercado alguns modelos de palas com apenas 1 furo, um exemplo é a pala “Ciclope”, conforme o modelo abaixo.

Pala Drop Shop sem furo

Segundo a marca, este design “permite que o atleta consiga executar golpes com mais força, com mais estabilidade e controle, visto que o ponto de impacto fica maior”, outro ponto positivo, reafirma o posicionamento de Francisco, de proporcionar maior durabilidade na pala.

Em resumo, as palas sem furos tendem a ter:

  • Mais potência, com a mesma intensidade de golpe
  • Maior resistência, mais área rígida de contato
  • Maior ponto de impacto (sweet spot)
  • Mais controle
  • Mais equilíbrio, maior estabilidade no momento de despachar a bola

Mas pelo que vemos por aí, esse modelo ainda “não pegou” entre os atletas, e as marcas continuam com as palas nos formatos e modelos tradicionais, a própria DropShot no seu catálogo de 2020 não lançou mais nenhum modelo sem os furos. Fiquem atentos, em breve falaremos dos modelos com furos, das diferenças entre eles, dos pontos positivos e negativos.

Aqui na Viva Padel Artigos Esportivos temos vários modelos e marcas à sua disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *