CUIDADOS,  PERFORMANCE,  TREINO

Cuidados Pré e Pós os Jogos de Padel

Quando fazemos uma atividade física que amamos, queremos sempre mais e mais, ou seja, desfrutar do esporte até quando for possível, por isso, existem alguns cuidados que precisamos ter, afinal, o nosso corpo não é assim tão forte como imaginamos e sempre vale respeitar os nossos limites.

Por esse motivo, separamos aqui alguns cuidados fundamentais que precisamos ter antes e depois das partidas ou treinos.


Aquecimento

Antes de iniciar a partida ou treino, reserve um tempo para o aquecimento, esse é um dos itens mais fundamentais que nos ajudam a evitar lesões, de 10 a 15 minutos são suficientes para não começar totalmente “gelado”, o aquecimento ajudará na elasticidade dos tecidos, faz aumentar o fluxo sanguíneo e também a lubrificar as articulações. Em quadra, iniciei com movimentos de fundo, depois meio e rede (incluindo smash e bandeja).


Alongamento

Alongar os grupos musculares é também um item importante para evitarmos as tais lesões no padel. Os alongamentos aumentam a flexibilidade dos músculos e eliminam a tensão depois dos exercícios. Reserve de 20 a 30 segundos para cada item a seguir:

  • Alongar as costas e região lombar;
  • Alongar os ombros;
  • Alongar os membros inferiores;
  • Pescoço;
  • Braços e as mãos.


Material Adequado

Recente, fizemos uma publicação dos “materiais adequados para jogar padel“, aqui, vamos enfatizar que alguns itens são indispensáveis como preparativos para a prática do padel e que ajudam e muito a não adquirirmos lesões desnecessárias.

  • Trocar o Overgrip: Aquele ditado, “usar o overgrip até o fim” precisa ser, em definitivo, retirado do nosso dia a dia, pois esse é um investimento barato que pode sim prevenir lesões. Motivadores:
    • Se estiver desgastado poderá provocar calos na mão;
    • Se a “pegada” estiver escorregando, fará com que você agarre com mais firmeza o cabo da pala e isso poderá causar tensão na musculatura do antebraço, totalmente desnecessária;
    • Por fim, a quantidade de overgrip tem que ser adequada, não pode ser nem muito grosso como também, nem muito fino.
  • Calçado adequado: O padel é um esporte que podemos ter algumas derrapagens para facilitar os golpes, principalmente as buscadas na rede após uma bela curtinha da dupla adversária, mas isso não pode afetar o jogo, deve ser feita de maneira proposital. Estar com o calçado inapropriado para o esporte ou desgastado em demasia pode sim causar algumas lesões no atleta, por esse motivo, muita atenção nesse tópico.


Hidratação

Como sabemos, nosso corpo é formado por aproximadamente 70% de água, então, não vamos deixá-lo sem, certo? Estarmos bem hidratados, antes, durante e depois das partidas ou treinos é importante, pois nos ajudará no rendimento e a nos recuperarmos melhor e também, evitará lesões. Por isso, aconselho adquirir uma bela Squeeze da Viva Padel e ter ela sempre contigo.


Alimentação

E por fim, assim como já falamos no post “melhorando a performance em quadra“, cuidar da alimentação é importante para evitar o desgaste físico nas quadras, pois quanto mais jogos, maior será o desgaste, e caso não esteja com o corpo 100% alinhado com o desejo de ser um atleta competitivo, fadigas, câimbras e lesões irão ser recorrentes.

Agora é contigo, lembre-se, esteja em dia com o seu corpo, isso lhe ajudará e muito a continuar exibindo os seus shows em quadra.

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