Uri Botello jogador WPT
PADEL

O Padel e seu desafio mental

Assim como nos demais esportes, o atleta de padel precisa sim ter um mental muito forte para as competições, não estou aqui me referindo aos jogos da semana que tem por objetivo o relaxamento e a descompressão do trabalho e etc., pois o objetivo principal desses encontros é de relaxar.
 
Ao ser competitivo, o atleta precisa focar mais e ter maior domínio sobre a situação que está vivenciando dentro de quadra. Quem aqui nunca se deparou com os “braços” presos, com aquele sentimento de que não consegue desempenhar a mesma performance dos treinos ou amistosos?
 
Quando se está começando, isso é muito comum, nos treinos e amistosos o atleta “arrebenta” mas falou em torneio ou melhor, “valendo”, parece que esquece de como se joga.
 
Então, vejam se fazem sentido, essas dicas para melhorarmos o lado mental dentro das quadras:

Parceria:

Sim, esse esporte é em dupla então, trabalhar forte com o parceiro é fundamental. Muitas vezes não estamos no melhor dos nossos dias e ainda, e para complicar, é bem no jogo de campeonato e não tem fórmula mágica que consiga aplicar e fazer a chave virar dentro da cabeça. Por esse motivo, você precisa conhecer o seu parceiro e ao perceber que isso pode estar acontecendo, o ajude. Mas como? Simples, atue como um time, faça ele se sentir confortável com o momento e consiga voltar para o
jogo, use palavras e memórias positivas, o faça entender que aquilo precisa passar e retomar a concentração no jogo e tudo isso, com o máximo de cuidado para não agravar a situação.

Paciência:

O padel não é por tempo, é por games e sets, então, bora mentalizar que você não precisa errar, deixa isso para a outra dupla, apenas ajude isso, não arrisque na bolas difíceis e não “invente” nas bolas fáceis, jogue descomplicado, faça aquilo que aprendeu nos treinos, visualize tudo antes da partida e veja como é importante estar concentrado no jogo.

Não demonstre o desânimo ou frustação:

Por mais que a situação esteja complicada, não demonstre para os adversários que vocês está passando por isso, encare o momento,
vibre, vá conquistando a confiança dentro de si ponto a ponto, até que esteja novamente firme na partida, e nunca, jamais desista, faça isso pelo sue parceiro e por si mesmo, entregue-se até o último ponto.

Esteja sempre focado:

Se prepare para a partida, se concentre, reserve pelo menos, 10 min antes, para você. Ache a melhor maneira de se concentrar e tentar deixar a cabeça
100% no jogo, faça o aquecimento do corpo e da mente, mentalize todos os pontos positivos durante esse período, entre sempre focado.

E mais do que nunca, treine, treine e treine. No padel existem os que jogam e os que treinam, e acredite, para subir de categoria, não basta só jogar. Já comentei sobre isso em outro post, vale a pena conferir.

Pensou Padel, Pensou Viva Padel®

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *