PADEL,  PALA,  RAQUETE

Diferentes Tipos de Carbono

Muitos clientes nos perguntam, sobre os diferentes tipos de carbonos que as marcas tem utilizado na fabricação das raquetes, me refiro aqui ao fato de encontrarmos 1k, 3k, 12k, 24k e etc., nas composições.

Mas enfim, o que tem de diferença entre eles? Qual é o mais rígido e o mais macio?

Antes de mais nada, vamos lembrar a definição desse “K” que vemos nas descrições das raquetes de padel. Por exemplo, no caso de uma camada de carbono feita com fios de 1K, nos indica que cada fio da trama será feito com 1000 filamentos de fibra de carbono. Já para o fio de 24k, são 24.000 filamentos utilizados.

Sendo assim, uma camada de 18K de carbono é mais rígida do que uma camada com 3K de carbono, pois são encontrados mais filamentos, deixando com a sensação de dureza e maior resistência na raquete.

Pegando como base 3 tipos de carbono, 3k, 12k e 18K, note que:

  • O carbono 3K é mais leve;
  • A camada de carbono 3K é mais manuseável, deixando a raquete mais fácil de jogar, mais confortável;
  • O carbono 18k é mais resistente e duro;
  • O carbono 18K proporciona uma potência extra, principalmente nas bolas rápidas;
  • Já o carbono 12K, tem características intermediárias.

Porém, não é só o carbono que nos diz sobre o sensação da batida com a bola, o que influencia e muito, é a goma (espuma) utilizada na composição, se EVA ou FOAM, se Soft ou Hard…

Assim, uma raquete com camada de 24k de carbono e com goma FOAM, será menos rígida do que uma raquete com goma EVA Hard e 1k de carbono.

Com o objetivo de criar variações de composições, os fabricantes usam muitas misturas, pois o carbono combina com outros materiais menos rígidos, mas que aceitam maiores deformações, como a fibra de vidro, o grafeno, o alumínio e etc. Na grande maioria das vezes, eles fazem isso para proporcionar a raquete maior solidez e também, para reduzir ligeiramente a rigidez do carbono ao tocar a bola.

Ainda, outro item que impacta na sensação de rigidez da raquete é a resina utilizada na mistura da cola que é aplicada, se por exemplo, o fabricante utilizar uma resina semirrígida, a raquete terá uma sensação muito mais seca do que se usar uma resina mais flexível.

Enfim, se ainda restou alguma dúvida sobre o tema, nada melhor do que “pegar” uma raquete de cada modelo e testar em quadra, para sentir bem as diferenças e conseguir ter a certeza de qual é a ideal para o seu estilo de jogo, lembre-se que, uma raquete mais macia resulta em maior controle e conforto, menos erros nos golpes, já a raquete mais dura, resulta em maior potência e em maior índice de chances de erros não forçados.

Nas nossas lojas físicas e em nosso site (www.vivapadel.com.br), você encontrará diferentes tipos de modelos, marcas e características de raquetes com muitas variações de composições e pesos, sempre com descrições completas que irão te ajudar na escolha.

Antes de comprar, venham nos consultar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *